Curso Fundamental – II e Médio


INSTRUÇÕES DA ESCOLA

Os pais podem contar com o “Julio” em todos os momentos, mas o  “Julio” também precisa de vocês.

As regras são comuns à vida e a toda forma de organização social; portanto, neste manual, esclarecemos como funciona o colégio, nossos projetos pedagógicos e tudo o que se refere à vida do seu filho, o nosso adolescente.

Coordenadora Pedagógica Responsável:
Evanda Cristina de Souza Braidi
(Horário: 7h10 min às 12h30min)

  Instruções

I – Horário

Período da manhã: das 7h10min às 12h30min

Pedimos a colaboração das mães, dos pais ou outros responsáveis a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar hábito da pontualidade é importante para a vida social do (a) aluno (a) e para a formação do cidadão.

O horário de entrada é 7h10min, sendo que haverá 10 minutos de tolerância, 3 vezes por mês.

O horário de saída será de acordo com o número de aulas

Caso ocorra algum imprevisto com relação ao cumprimento dos horários, os responsáveis deverão comunicar-se com a escola. Se os atrasos forem constantes e sem justificativa, o responsável será informado, e o aluno retornará para casa.

O aluno só será dispensado das aulas com autorização da coordenação, atendendo solicitação por escrito do responsável.

As consultas médicas, se possível, devem ser marcadas em horário diferente do das aulas.

II – Uniforme

O uniforme da escola é de  uso obrigatório. 

Não é permitido o uso de  “shorts”,  miniblusa e minissaia, mesmo do uniforme.

Não será permitido o uso de sapatos de plástico, sapatinhos de saltinho, rasteirinhas, crocs e havaianas.

III – Material Escolar

O estudante não deve trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, principalmente objetos de valor, como ipod, telefones celulares (é proibido atender telefone celular em sala de aula),  relógios, jóias, canetas especiais, quantidade excessiva de dinheiro etc. O Colégio não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências, negando-se a ressarcir qualquer prejuízo do estudante.

 Obs.: O aluno deverá trazer além da apostila outros materiais solicitado pelo professor.

IV – Sistema de Avaliação

O processo de avaliação do Colégio, de acordo com o Regimento e Plano Escolar aprovados, será realizado como segue:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

No ensino Fundamental e Médio, a avaliação será feita mediante registros contínuos do desempenho do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, levando-se em conta os objetivos propostos.

Poderão ser utilizados todos os alguns dos seguintes registros em cada disciplina, com as notas apresentadas como segue:

Ferramenta Avaliativa Pesos
Atividade 1
Prova Mensal 2
Prova Bimestral 3
Testão (do 8º. Ano à 3ª. Série do Ensino Médio) 1

Ao final de cada bimestre letivo a MÉDIA BIMESTRAL será calculada da seguinte forma:

ATIVIDADE + (PROVA MENSAL X 2) + (PROVA BIMESTRAL X 3) + TESTÃO
SOMA DOS PESOS

A MÉDIA BIMESTRAL será expressa em notas de 0 a 10 (zero a dez), graduados de 5 (cinco) em 5 (cinco) décimos, arredondadas respeitando os seguintes critérios:

  • Maior ou igual a 0,25 (vinte cinco centésimos) para 0,5 (cinco décimos);
  • Maior ou igual a 0,75 (setenta e cinco centésimos) para inteiro;
  • Abaixo dos limites supracitados, as frações serão arredondadas para menor.

Ao final do ano letivo a MÉDIA ANUAL por disciplina será resultante da média ponderada das quatro Médias Bimestrais e seus pesos:

Bimestre Pesos
1º. Bim. 1
2º. Bim. 2
3º. Bim. 3
4º. Bim. 4

A MÉDIA ANUAL será expressa em notas de 0 a 10 (zero a dez), graduados de 5 (cinco) em 5 (cinco) décimos, arredondadas respeitando os mesmos critérios da Média Bimestral e calculada da seguinte forma:

Média 1º. Bim. + (Média 2º. Bim X 2) + (Média 3º. Bim X 3) + (Média 4º. Bim X 4)
10

Será APROVADO para o ano/série seguinte o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% em cada disciplina e a média anual igual ou superior a 6,0 (seis inteiros).

Alunos com média anual inferior a 6,0 (seis inteiros) será submetido a estudos de Recuperação Final em até 4 (quatro) componentes curriculares.

Alunos com frequência inferior a 75% em qualquer disciplina e média anual inferior a 6,0 (seis inteiros) em mais de 4 (quatro) disciplinas será considerado RETIDO.

O resultado obtido na Recuperação Final será a Média Final da disciplina e será considerado APROVADO o aluno que obtiver a nota mínima 6,0 (seis inteiros)

V – Postura do aluno

A escola deve ser um lugar onde cada aluno encontre a possibilidade de instrumentalizar-se, para a realização de seus projetos.

Ao lado do trabalho de ensino, o convívio dentro da escola deve ser organizado de modo que os conceitos de justiça, respeito e solidariedade sejam vivificados e compreendidos pelos alunos como aliados à perspectiva de uma “vida saudável”

Por vivermos em comunidade, temos direitos e deveres os quais devem ser respeitados.

  1. São direitos do aluno:
  • Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas;
  • Ser orientado em suas dificuldades;
  • Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações nem preferências.

2. São deveres do aluno:

  • Comparecer, pontualmente, às aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
  • Tratar, com respeito, professores, funcionários e colegas;
  • Manter seu material escolar em ordem;
  • Apresentar-se com asseio e decentemente trajado;
  • Portar, obrigatoriamente, uniforme da escola.
  • Indenizar pelo prejuízo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores, segundo os critérios da Direção Geral;
  • Retornar, logo ao término do recreio, aguardando o professor na sala, pois não será permitida a entrada depois do início das aulas.
  • O aluno que não tiver com o material ficará impedido de assistir as aulas (regra do objetivo)

3. Proibições: 

O aluno não deverá: 

  1. Promover algazarras dentro do estabelecimento ou em suas imediações;
  2. Portar objetos perigosos;
  3. Atender telefones celulares em sala de aula;   
  4. O aluno (a) não poderá através do celular comunicar-se com Srs pais, solicitando dispensa das aulas, sem antes ter-se comunicado com a Direção ou Coordenação.
  5. Ocupar-se, durante as aulas, da execução de qualquer trabalho estranho às atividades desenvolvidas;
  6. Praticar, dentro ou fora do Colégio, atos ofensivos à moral e ao pudor;
  7. Gravar, nas paredes, no assoalho, nas carteiras ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
  8. Participar de “ovadas” nas imediações da escola ou na suas dependências.
  9. Desrespeitar o mapeamento da classe.

 Em caso de transgressão, o aluno estará sujeito às penalidades determinadas pelo Regimento da Escola.

VI - Ocorrências disciplinares

Quando o aluno deixa a sala de aula por indisciplina, falta de material ou incorre em atitudes que desrespeitem o ambiente escolar, tais como: brigas dentro ou nas imediações da escola, desacato a professores ou funcionários, porte indevido de quaisquer materiais ou objetos impróprios ao ambiente escolar, é encaminhado a Coordenação que tomará as medidas pertinentes ao Regimento da Escola.

Advertência oral – 3 vezes.
Advertência escrita – 3 vezes
Suspensão

* Dependendo da gravidade da ocorrência, os passos poderão ser pulados e ir diretamente para a suspensão.

VII - Coordenação Pedagógica

Tem como objetivo o acompanhamento pedagógico do aluno e o atendimento aos pais.

Caso  os srs. pais desejem informações sobre o desempenho de seus filhos poderão marcar entrevistas com a coordenadora que se encontra na escola nos seguintes horários: 2ª, 4ª, 5ª  e 6ª – 13h30min às 16h 30.

Solicitamos o favor de nos comunicarem com antecedência para que possamos marcar um horário.

Coordenadora Pedagógica Responsável:
Evanda Cristina de Souza Braidi
Email: coordenacao2@juliopereiralopes.com.br

Assistente pedagógica:
Karem Cristian Ruggieri Shultz
E-mail: assistencia@juliopereiralopes.com.br

Obs.: Havendo necessidade um contato com o (a) professor (a) deverá ser marcado através da coordenação, que verificará um horário que o mesmo esteja disponível.